domingo, 21 de junho de 2015

Cupcake Sachertorte

Mais uma receita de cupcake, desta vez com inspiração austríaca! E se preparem, porque essa é matadora! hahaha - com um toque de amor proveniente da decoração Disney! ;)


♡ Ingredientes:
Massa:
- 150g de chocolate meio amargo
- 80g de margarina sem sal
- 1/3 xícara de chá de açúcar
- 4 ovos
- 1/2 xícara de chá cheia de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de fermento em pó

Cobertura (ganache de chocolate):
- 150g de chocolate meio amargo
- 1/2 lata de creme de leite sem soro

Recheio:
- geléia de damasco
- rum (opcional)

♡ Modo de Preparo:
Massa:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Derreter o chocolate no microondas ou em banho maria. Separar os ovos. Bater as claras em neve e reservar. Bater a margarina com o açúcar até ficar bem branquinho. Continuar batendo e adicionar as gemas uma à uma. Adicionar o chocolate derretido. Adicionar a farinha. Adicionar as claras em neve. Adicionar o fermento. Colocar em forminhas para cupcake grande (5cm de diâmetro) e assar por aproximadamente 20 min. Rende 7 cupcakes.

Cobertura:
Derreter o chocolate no microondas ou em banho maria. Adicionar o creme de leite e misturar bem, Colocar para gelar.

♡ Montagem e decoração:
Depois que os cupcakes esfriarem, recheá-los com a geléia de damasco (que pode ser comprada pronta ou feita em casa - só substituir as frutas vermelhas por damascos azedos secos nesta receita). Eu particulamente gosto muito de misturar rum à geléia (#pirateFeelings), mas fica ao gosto de cada um.


Em seguida, colocar a ganache de chocolate em um saco de confeiteiro, escolher um bico bonitinho e cobrir o cupcake!


Finalmente, fazer o Mickey com chocolate derretido (de preferência temperado), colocado em saquinho de plástico com a ponta cortada. Dica: se você imprimir um molde da cabeça do Mickey antes e colocar por baixo do papel manteiga, ajuda pra caramba na hora de saber o tamanho e localização das bolinhas!


Depois que o Mickey endurecer, colocá-lo no cupcake, juntamente com outros confeitos à sua escolha (nesse caso foram as bolinhas brancas de choco ball)!

♡ Observação histórica:
A Sachertorte (ou torta/bolo de Sacher), foi criada em 1832, para um jantar do Príncipe Metternich da Áustria. Dizem que o chefe do príncipe se encontrava doente nesta ocasião, de modo que a tarefa coube ao aprendiz Franz Sacher, de apenas 16 anos na época. Não preciso nem dizer que a sobremesa - um bolo de chocolate com recheio de geléia de damascos e cobertura à base de chocolate meio amargo - foi um sucesso né?

Desde então, a Sachertorte é uma das mais famosas especialidades gastronômicas da Áustria, sendo servida nos diferentes hotéis e cafés da rede Sacher (podendo também ser encomendada online). Estima-se que mais de 360 mil fatias são produzidas à mão todo ano! Recomenda-se consumi-la acompanhada de uma porção de creme batido sem açúcar  e uma xícara de café ou chá.


Já tive a oportunidade de prová-la e realmente é divina!!! Iguaria imperdível para todos aqueles que visitarem a Áustria!

Marque sua passagem por aqui!